terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Uma lápide para o Carvalho da Pena!



Passaram já 72 anos que faleceu o regente florestal Carlos Eugénio de Oliveira Carvalho, o "Carvalho da Pena".Nascido em 1870 e falecido em Julho de 1940, na Vila de S.Miguel, na rampa do castelo,foi um dos mais importantes promotores da plantação florestal do Parque da Pena, onde foi administrador florestal desde 1911 até à sua morte.A ele se deve o mérito de cuidar do pessoal, criando condições higiénicas para desempenhar o seu trabalho.
Mário de Azevedo Gomes, autor da obra de referência Monografia do parque da Pena com ele recolheu muitas e importantes informações sobre esse espaço de eleição.
Considerando que está por saldar a dívida de Sintra ao Carvalho da Pena,um grupo de cidadãos está empenhado em que a autarquia de Sintra coloque na dita Vila de S.Miguel onde viveu de 1911 a 1940 uma placa que o recorde e ao seu trabalho por Sintra.
Está em curso uma campanha de assinaturas a esse fim destinado.Sobre ele fez a escritora sintrense Maria Almira Medina uma comovida evocação no III Encontro de História de Sintra promovido pela Alagamares em 2007.

Sem comentários:

Enviar um comentário