segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Voluntariado na serra de Sintra


Da Parques de Sintra-Monte da Lua recebemos o seguinte comunicado:

"A ação de voluntariado coordenada pela Parques de Sintra no passado Sábado (26 de janeiro), em resposta às inúmeras ofertas de colaboração, com o objetivo de limpar uma parte do Parque de Pena assolada pelo temporal de 19 de janeiro, esgotou as inscrições em 24 horas e contou com 200 participantes, que limparam uma área de 3,5ha, incluindo mais de 2km de caminhos.
Várias centenas de pedidos de inscrição tiveram que ser recusados devido a critérios de segurança dos participantes (foi necessário disponibilizar equipamentos e ferramentas, e os participantes tiveram que ser divididos em grupos com coordenação de técnicos da Parques de Sintra, também eles voluntários).
O Parque da Pena (85ha) foi afetado pelo temporal na sua quase totalidade (75ha) e os voluntários conseguiram limpar 4% desta área (3,5ha), depois do corte de árvores e ramos maiores, por parte dos técnicos da Parques de Sintra, durante a semana anterior.
Em termos de resíduos recolhidos apurou-se que os voluntários ajudaram a remover cerca de 18m3 de folhas, arrumaram 160m3 de ramas em pilhas e apoiaram a produção de aproximadamente 12m3 de estilha (os 160m3 de ramas serão estilhaçados durante os próximos dias).
Foram também desimpedidas centenas de metros de valetas, permitindo que a água voltasse a circular, e varrida grande parte dos mais de 2 km de caminhos nos quais os voluntários trabalharam.
Durante as próximas semanas os técnicos da Parques de Sintra continuarão a trabalhar no corte e remoção das árvores caídas, bem como nas limpezas e, no próximo Outono, será possível dar início ao processo de reflorestação.

A Parques de Sintra deixa o seu registo de agradecimento às centenas de cidadãos que se disponibilizaram para apoiar nesta ação de voluntariado, e destaca o entusiasmo e dedicação com que todos os participantes se dedicaram a esta ação."
A Alagamares congratula-se com a mobilização da sociedade civil ocorrida, e agradece a todos os que participaram, correspondendo ao seu apelo e de outras entidades, bem como às dezenas que, querendo, não lhes foi possível participar.

Sem comentários:

Enviar um comentário