segunda-feira, 27 de junho de 2011

Gonçalo M.Tavares vence Grande Prémio da APE

O escritor Gonçalo M. Tavares ganhou  o Grande Prémio de Romance e Novela, da Associação Portuguesa de Escritores (APE), que lhe foi atribuído ontem pela obra “Uma Viagem à Índia”. O escritor considera que “Uma Viagem à Índia” é «uma ficção que é pouco classificável, que normalmente está presente nos meus livros. Agrada-me muito esta ideia de um texto que cada leitor coloca e recebe de diferentes maneiras».
Uma obra que, nas palavras do escritor, «conta a história de Bloom e da sua viagem ao Oriente para encontrar um sábio indiano que o encaminhe espiritualmente».
Gonçalo M. Tavares nasceu em Angola, em 1970, e já recebeu vários prémios, entre os quais alguns dos mais importantes para a literatura em língua portuguesa, nomeadamente o Prémio José Saramago 2005 e o Prémio LER/Millennium BCP 2004, ambos para o romance “Jerusalém”. Recebeu também o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores Camilo Castelo Branco 2007, para a obra “Água, cão, cavalo, cabeça".
O escritor foi ainda distinguido internacionalmente, com o Prémio Portugal Telecom 2007, o Prémio Internazionale Trieste 2008, o Prémio Belgrado Poesia 2009 e o Prix du Meilleur Livre Étranger 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário