terça-feira, 4 de outubro de 2011

A vida da Alagamares 2005-2014


Desde a criação da Alagamares-Associação Cultural, em 9 Março de 2005, até à presente data, a associação realizou ou esteve envolvida em mais de 90 eventos, de âmbitos muito variados, estabeleceu parcerias com:

Centro Nacional de Cultura

Sociedade Portuguesa para o  Desenvolvimento da Educação e Turismo Ambientais (SETA) http://www.seta.org.pt/
Centro Mário Dionísio

TenChi International 

Chão de Oliva-Centro de Difusão Cultural em Sintra

e é parceira da PPCULT- Plataforma pelo Património Cultural. Confira os eventos realizados na lista abaixo:


2005
9 de Março- Fundação da associação, por um grupo de 30 entusiastas  nas Caves de S.Martinho, em Galamares



16 de Abril- Jornada temática em Monserrate. Oito dezenas de associados participaram numa visita guiada ao Parque de Monserrate, a que se seguiu um sarau artístico em Galamares, com momentos de poesia, música erudita e actividades circenses.

4 de Junho- Passeio guiado de evocação histórica e literária dos 650 anos da morte de Inês de Castro, em Coimbra, Montemor-o-Velho e Alcobaça, tendo sido realizada visita ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Quinta das Lágrimas,castelo de Montemor-o-Velho e Mosteiro de Alcobaça.
6 a 23 de Julho-  I Oficina de Teatro, orientada por Rui Mário, actor e encenador da companhia de teatro  Tapafuros realizada no Sport União Colarense. A oficina, com entrega de certificados, terminou com a apresentação da peça  'Que bom é estar no campo, Adelaide' apresentada no Sport União Colarense. 
20 de Julho- Escritura notarial da associação
30 de Julho- Passeio náutico no estuário do Sado. Em sintonia com o verão, realizou-se um cruzeiro-turístico, a bordo da embarcação "Costa Azul", no estuário do rio Sado, precedido de breve visita à Quinta da Bacalhoa.





7 de Agosto- Participação na 12ª Feira Ecológica de Sintra, em S.Pedro.
19 e 20 de Agosto - Participação no COLARTES, Festival de Artes de Colares 2005.
15 de Setembro- Eleição dos primeiros  órgãos sociais para o biénio  2005-2007.
17 de Setembro-  Workshop “O Jardim-Horta”. Workshop em Gouveia, Sintra,  de plantas medicinais, aromáticas e flores comestíveis.
4 de Outubro- Debate com candidatos à Junta de Freguesia de S. Martinho, nas Caves de S.Martinho, em Galamares.
4 de Novembro- Momento musical na Sociedade Filarmónica “Os Aliados”, em S. Pedro de Sintra com  Nimur - Memories of a Dreamscape, a "world music" do duo Improvisos, o ambiente musical do DJ ManMachine e a projecção (estreia em Portugal) da curta-metragem do realizador italiano Attilio Azzola, "Come un filo d' Erba nel Prado".
5 de Novembro-  Jornada evocativa do terramoto de 1755. Com início no Museu da Cidade, em Lisboa, foi feita uma evocação histórica do episódio do terramoto de 1755, tendo sido incluídos momentos de música barroca ao vivo e passeio guiado pela Baixa Pombalina, bem como almoço-convívio.
4 de Dezembro-  Passeio pedestre no Centro Histórico de S. Pedro de Penaferrim, percurso que abrangeu locais de reconhecido interesse patrimonial, cultural e natural de S. Pedro de Penaferrim, incluindo a Igreja de S. Pedro de Penaferrim, com os seus magníficos azulejos do séc. XVIII, a Sociedade Filarmónica “Os Aliados”, a casa onde faleceu o ilustre ministro de estado Rodrigues Sampaio, a Casa do Cipreste, do arquitecto Raul Lino, o Jardim da Vigia, etc. 
2006
28 de Janeiro- Concerto com Big River Johnson, complementado pelos DJs Mauamor e ManMachine, realizado na União Recreativa e Desportiva Fontanelas e Gouveia.
11 de Fevereiro- Passeio de difusão da historia e tradições locais de Sintra realizado em Colares, orientado pelo escritor João Rodil.
18 de Fevereiro-  Evento musical na Sociedade Filarmónica Os Aliados, com som dos Almighty Love e da sua abordagem à World Music, participação de elementos dos Kump'ania Al-Gazarra e after-show party com o DJ ManMachine.
25 de Fevereiro- Visita com abordagem histórica dos castelos e defesas militares na raia de Castela, em Marvão, Castelo de Vide, Alter do Chão e Mosteiro da Flor da Rosa, no Crato.
4 de Março-  1º Concurso de Banda Desenhada Infanto-Juvenil de Colares, em parceria com o Grupo Entropia e a Tertúlia BD de Lisboa, no Sport União Colarense, destinado a jovens com idades entre 8 e 16 anos, incluindo espectáculo musical dedicado às crianças.
16 de Março-  Festa do 1º Aniversário da Alagamares, na qual actuaram os músicos Paulo Lawson e Luís Santos, dos Segredos da Lua, bem como os elementos da Primo-Canto Associação Cultural.
11 de Maio-  Colóquio sobre crescimento e desenvolvimento em Sintra, debate aberto, participado e construtivo sobre as opções de desenvolvimento do concelho de Sintra, tendo em conta a tensão entre preservação ambiental, satisfação dum crescimento sustentável e visibilidade de oferta e competitividade do concelho.
20 de Maio- Passeio esotérico no Parque da  Pena, guiado por José Medeiros, estudioso de saberes antigos.
21 de Maio- Homenagem a Fernando Lopes Graça, com concerto do Grupo Coral de Queluz na Sociedade União Mucifalense.
31 de Maio-  Tertúlia sobre a obra "Era Cristovão Colón (Colombo) português?" de apresentação do livro "Era Cristovão Colón (Colombo) português?", de Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva, na Quinta da Regaleira.
17 de Junho-  Passeio pedonal e histórico da Estefânea à Vila Velha, no rasto de José Alfredo, cronista de Sintra.

6 de Agosto- Visita às Berlengas: o império das gaivotas.
12 a 30 de Julho- II Oficina de Teatro da Alagamares, orientada por Rui Mário, realizada no Sport União Colarense.
29 de Setembro- A Alagamares marcou presença no I Encontro de Alternativas de Sintra, com um espaço de divulgação das suas actividades.



13 de Outubro- Concerto rock'n'roll com Nicotine Orchestra, no Bar Vinil, Sintra


14 de Outubro- Aula de introdução ao Yoga-Sámkhya, o Yoga primordial, focando as 12 disciplinas técnicas do Yoga, realizada no Centro do Yoga Chakra em Sintra.
28 de Outubro- Roteiro pelo litoral sintrense em busca da História Local, orientado pelo escritor João Rodil e pelos arquitectos Jorge Borges e Nuno Oliveira, desta feita dedicado à Praia das Maçãs e Azenhas do Mar.
4 de Novembro- 1ª Oficina de Artes Decorativas realizada no Sport União Colarense, incidindo na designada "técnica do guardanapo".
17 de Novembro-  Debate sobre a recuperação do Chalet da Condessa para assentar as formas de, enquanto sociedade civil, desperta e preocupada, actuar na busca dum final feliz para este imóvel, na altura ao abandono.

1 a 3 de Dezembro- Jornada no Parque Natural de Montesinho,para conhecer um dos parques da rede de conservação da Natureza menos divulgados, e promover, através de caminhadas, o gosto pelas actividades de ar livre, única forma de conhecer as realidades ambientais.

16 de Dezembro-  Concerto de Natal com grupo coral Ardecoro, grupo coral sintrense dirigido pelo maestro Pedro d'Orey, leva a cabo na igreja de S. Martinho, na vila de Sintra.

2007
16 de Janeiro- Concerto com Peace Revolution, um projecto musical suburbano sintrense que inclui na sua formação Carlos Bastos e Tito, dois músicos de referência.
27 de Janeiro- Sessão de homenagem a um dos mais marcantes surrealistas portugueses, Mário Henrique Leiria, realizada no Bar 2 ao Quadrado, em Sintra.

3 de Fevereiro- Visita da Alagamares ao Palácio de Belém e Museu da Presidência da República.
17 de Fevereiro a 9 de Março-  1ª Oficina de Percussão da Alagamares, orientada por Fernando Azeitona, com duração de 18 horas,dedicada aos ritmos do mundo e seus diversos instrumentos, sob o lema "À Roda dos Tambores".

4 de Março-  Passeio pedestre pelo litoral sintrense, ao longo das arribas no litoral do concelho de Sintra, partindo da Praia das Maçãs, passando por cima da Praia Pequena, descendo depois à Praia Grande e atravessando as arribas marinhas até alcançar a Praia da Adraga. 

11 de Março-  Homenagem aos 20 anos do desaparecimento de Zeca Afonso. No espaço da Sociedade União Sintrense, uma exposição biográfica evocativa dos 20 anos passados sobre o desaparecimento de "Zeca" Afonso e espectáculo com bombos, cantar alentejano e artistas sintrenses.





16 de Abril-  Passeio pedestre na Serra da Arrábida,  passagem pela Serra do Risco, visita ao Convento da Arrábida e Fortaleza de S. Filipe.
3 a 5 de Maio-  III Encontro de História de Sintra no Palácio Valenças, em Sintra,que congregou um vasto conjunto de intervenções, a maior parte originais, com incidência na história e historiografia de Sintra. Programa aqui
http://primeirosite.alagamares.net/documento14.html




30 de Junho- Passeio pedestre nocturno entre a Azóia e a Capela da Peninha
15 de Agosto-  Passeio pedestre entre a Barragem do rio da Mula e o Convento dos Capuchos que passou pelo Tholos do Monge e pelo Convento dos Capuchos, Sintra.
8 e 9 de Setembro- Encontro Fotográfico Olhar Sintra .A Alagamares-Associação Cultural, com o apoio da comunidade fotográfica ReflexosOnline, realizou  o Encontro Fotográfico Olhar Sintra. O percurso do Encontro incluiu o centro histórico, a paisagem cultural e a zona litoral de Sintra.
11 de Outubro- Eleições dos órgãos sociais para o biénio 2007-2009.
10 e 11 de Novembro- Passeio pelas aldeias históricas de Penha Garcia, Monsanto, Belmonte, Sortelha, Sabugal e Guarda. Vertente cultural e pedonal.
1 e 2 de Dezembro-  Workshop de iniciação à Gaita de Foles , em Sintra. 
Entretanto, mais uma selecção de imagens:
2008
5 de Janeiro- Visita aos tesouros do Hermitage exposição patente no Palácio Nacional da Ajuda.
3 de Fevereiro-  Roteiro pedonal em Lisboa sobre o Regicídio de 1908  contou com o apoio da Hemeroteca de Lisboa, assinalando os 100 anos do mesmo.
13 de Fevereiro-  400 anos do Nascimento do Padre António Vieira  numa evocação da sua obra e pensamento feita por Miguel Real e José Eduardo Franco, evento que decorreu na Casa Mantero em Sintra.
23 de Fevereiro-  Prova Bachiana,  prova de vinhos na Binhoteca, em Sintra,  com acompanhamento de um duo de cordas que interpretou obras de Bach.
1 de Março- Colóquio em São João das Lampas destinado a debater o modelo de ordenamento de território existente, nomeadamente o Plano Director Municipal de Sintra na perspectiva da zona de São João das Lampas no presente e no futuro, após revisão dos actuais instrumentos de gestão territorial. 
2 de Março-  Visita de sensibilização ao Chalé da Condessa d’Edla com enquadramento histórico e artístico do mesmo, bem como visita crítica às obras, numa altura em que se temia pelo seu restauro.

9 de Março- Festa do 3º Aniversário.
9 de Maio- Peça de teatro IGNARA#FAZER O TRABALHO DE CASA. O grupo  de teatro TeatroMosca apresentou em colaboração com a Alagamares as primeiras representações da peça de teatro IGNARA#FAZER O TRABALHO DE CASA na Casa Mantero. 
10 de Maio-  Visita a Monsaraz , Aldeia da Luz e herdade do esporão, com o apoio da Associação ADIM de Monsaraz.
11 de Maio- Visita conjunta da Alagamares e da SETA ao Parque da Pena. Esta visita consistiu num olhar mais científico sobre as plantas, a natureza e a flora do Parque, tendo como guia Fernando Louro Alves presidente da Sociedade Portuguesa para a Educação e o Turismo Ambiental (SETA). 
30 de Maio a 1 de Junho-  3º Encontro de Alternativas de Sintra nos jardins da Casa Mantero.
18 de Junho- Conferência de imprensa denunciando o encerramento arbitrário dos jardins de Seteais.
1 de Outubro- Jantar debate sobre a revisão do plano de Sintra.

5 de Outubro- Baptismo de voo em Benavente em aviões ultraleves para os associados que se quiseram associar.

11 de Outubro-  Visita ao Bairro da Cova da Moura em cooperação com a associação Moinho da Juventude. 
17 de Outubro- 65: Ida à Casa de Teatro de Sintra ver a peça "Concerto para 3 irmãs", inspirada na obra "3 irmãs" de Tcheckov. 
6 e 7 de Dezembro- Passeio no Parque Natural da Serra da Estrela .Visita ao Centro de Interpretação (CISE), em Seia, Sabugueiro, Torre, Manteigas e Folgosinho.
20 de Dezembro- Convívio de Natal.
2009
6 de Fevereiro- Jantar temático sobre os Mistérios da Serra de Sintra, com Vitor Manuel Adrião, Luis Filipe Sarmento e João Rodil como oradores.

7 de Março- 4º aniversário da Alagamares,  a celebração teve lugar na sede e contou com a  participação musical dos Aganjú.






14 de Março- Sob proposta da Alagamares, nasce a PAACS- Plataforma das Associações e Agentes Culturais de Sintra, reunindo uma vintena de associações locais.

4 de Abril-  Passeio ambiental e botânico pela orla costeira, do Magoito às Azenhas do Mar.
5 de Abril- Espectáculo de encerramento da III 0ficina de Teatro no Espaço 2M em Mem Martins.



7 de Maio-  Jantar Debate acerca da gestão de Sintra enquanto Património Mundial, evento foi feito no âmbito da comemoração dos 75 anos do Jornal de Sintra,em Arneiro dos Marinheiros.

4 de Julho-  Passeio a Vila velha de Ródão, de comboio. Com excelente apoio local da autarquia, descoberta de património desconhecido e de avifauna em vias de extinção- grifos, cegonhas pretas,etc.

1 de Outubro-  A Alagamares e a Casa das Cenas, associações culturais de Sintra , amantes da música, promoveram nesse dia 1 de Outubro, entre as 17h e as 24h um momento de celebração da música para quem quisesse partilhar o seu gosto pela música.
 
12 de Novembro- Eleição dos corpos sociais para o biénio 2009-2011.
26 de Novembro- Encontro com escritores sintrenses na Casa do Teatro de Sintra. Moderado por Miguel Real, participação de Ana Costa Ribeiro, Filipe Fiúza, Luís Bento, António Sales e Ana Martins.
5 de Dezembro-  Recital de piano assinalando os 80 anos do falecimento da Condessa d’Edla, pelo pianista Miguel Sousa, do conservatório de Évora. No Palácio Valenças, em Sintra.
2010
2 de Fevereiro-   Tértúlia em colaboração com o centro Mário Dionísio na Casa de Teatro de Sintra, para apresentação do livro de Castro Rodrigues “Um cesto de cerejas”. 
20 de Fevereiro- Roteiro pedonal e poético sob o tema “Sintra na Pena dos Seus escritores”, entre a Estefânea e Seteais.
Janeiro/Fevereiro- IV Oficina de Teatro, orientada por Rui Mário. Desta feita procedeu-se a uma homenagem a Maria Almira Medina.


14 de Abril- Encontro com escritores moderado por Jorge Telles Menezes no Espaço Reflexo em Sintra. Intervenção de Marta Amado, Augusto Carlos, Gonçalo Nuno Neves e Sérgio Luís Carvalho.
7 de Maio- I Mostra da PAACS em S.Pedro de Sintra, com exposições, teatro, workshops e espectáculos.Impulsionado pela Alagamares este evento juntou mais de 20 associações e 25 eventos, numa jornada balizada pela demonstração de unidade e cooperação entre os agentes de cultura em Sintra.


20 de Maio- Tertúlia literária com António Redol, Filomena Marona Beja e Ana Cristina Silva, moderada por Miguel Real. Em Sintra.
18 de Setembro- Passeio no Douro e Museu do Côa.
9 de Outubro- Conferência “Mário Dionísio e Galamares” por Eduarda Dionísio e Filomena Marona Beja. Participação da Casa da Achada.
5 de Novembro- caminhada nocturna e leitura de poesia na serra de Sintra.
18 de Dezembro- Concerto evocativo dos 125 anos da morte de D.Fernando II por José Bon de Sousa (piano) e João Pereira Coutinho (flauta) no palácio de Monserrate.
2011
17 de Fevereiro- “Cultura e Crise” debate no bar Sabot, em Sintra.Painel vivo e participado, personalidades como Luís Filipe Sarmento, Filipe de Fiúza, Jorge Telles de Menezes, Fernando Morais Gomes, Filomena Oliveira, Rui Mário e muitos outros debateram a forma como Sintra, pode pela inscrição activa dos agentes culturais, desenvolver sinergias que potenciem resultados multiplicadores, afastando o “sindroma do pânico” que a não acção poderia gerar.
    
7 de Maio- recital de harpa e canto na Igreja de S.Pedro com Helena Carvalho Pereira e Salomé Matos

Em Maio de 2011 após 5 anos de vicissitudes acompanhadas de perto pela Alagamares reabriu o Chalé da Condessa, prova de que quando há vontade e empenho a obra nasce. Do processo cívico que a Alagamares despoletou, junto com cidadãos sintrenses, um breve resumo em


1 de Julho- Colóquio sobre o Pensamento Português Contemporâneo, com Miguel Real e Renato Epifâneo, no bar Salla de Estar, Sintra
A 5 de Julho também por iniciativa conjunta da Alagamares e do Centro Nacional de Cultura foi descerrada uma lápide evocativa na casa da Vila Velha onde viveu o escritor sintrense M.S.Lourenço.








A 25 de Outubro elegeram-se os órgãos sociais para 2011-2013, a saber:

Assembleia Geral-Paulo Escoto, Teresa Ricardo e Carla Major

Direcção- Fernando Morais Gomes, João Rodil, João Afonso Aguiar, João Faria dos Santos, Susana Gaspar, Filipe Fiúza e Ricardo Duarte. Suplente:João Pedro Santos

Conselho Fiscal- Eugénio Montoito, Slava Ruiz e Ricardo Ferreira Fidalgo

Conselho Consultivo- Filipe Costa, Carla Dias, Miguel Real, Fernando Pereira, Luciano Reis, Ruy Oliveira,  Daniel André, João Lacerda Tavares, Guilherme Leite, Jorge Menezes, José Furtado, Pedro Macieira, Rui Mário e Fernando Cunha.

Já com a nova direcção 2011-2013, um colóquio sobre a Reforma da Administração Local com representantes dos partidos, a 19 de Novembro de 2011 no Palácio Valenças, Sintra.
Decorreu na tarde de 4 de Dezembro de 2011 uma tertúlia evocativa do ano de todos os perigos: 1961, agora que decorreram 50 anos de mudanças vertiginosas.Em 1961 estava-se em plena crise dos misseis em Cuba, Kennedy subira ao poder nos Estados Unidos, atormentado pelo vendaval da história, no sentido democrático e descolonizador, Portugal vê rebentar conflitos armados em Angola, em Luanda e nas terras dos bacongos, perde de vez a Índia, assiste a revoltas palacianas como a de Botelho Moniz e motins como o do quartel de Beja. Incrédulo, o mundo acompanha o sequestro do Santa Maria, e compreende que algo vai mal no rincão à beira mal plantado.Para analisar as causas e consequências de tudo isto, a Alagamares reuniu no Legendary Café, em Sintra, um animado grupo de tertulianos que, interessados, ouviram  histórias contadas por quem fez História, contadas por Carlos Matos Gomes, coronel comando e autor de vasta obra sobre a Guerra de África, e Rodrigo Sousa e Castro, capitão de Abril, membro do extinto Conselho da Revolução e responsável depois de Abril pela extinção da PIDE/DGS.












2012
Sexta feira 13 de Janeiro, e com elevada participação, a Alagamares evocou a presença templária em Sintra e suas influências, numa tertúlia no Café Saudade, tendo sido orador o escritor João Rodil.


 A 12 de Fevereiro visitou-se o Museu do Fado      
         
Durante o mês de Fevereiro, decorreu um workshop de 3 sessões sobre a temática "Portugal, Mito e Simbólica", também ministrado por João Rodil
A 5 de Março, no Café Saudade o lançamento de "O Segredo de Barcarrota" de Sérgio Luís Carvalho, apresentado por Miguel Real

A 9 de Março no Sport União Sintrense foi a festa do 7º aniversário, com evocação de Zeca Afonso nos 25 anos do seu desaparecimento e homenagens a Filomena Oliveira(Artes Performativas)Fernando Sousa (Cidadania) e Jorge Telles Menezes(Literatura)







Entrevista com os homenageados em


Entre Fevereiro e Março decorreu a V Oficina de Teatro, com performance a 18 de Março:
              



Reportagem integral em



E em 28 de Abril, na Sociedade União Sintrense um debate sobre as árvores e protecção da floresta em Sintra, com o arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles e representantes de diversas entidades, ambientalistas e população.






5 de Maio- Roteiro do Pão e da água na freguesia de São João das Lampas
27 de Maio-Visita crítica ao Convento dos Capuchos
15 de Setembro- Tertúlia com Rui Zink, moderada por Miguel Real, no Café Saudade, Sintra
20 de Outubro- Tertúlia no Legendary Cafe (Sintra) com Maria Teresa Horta.
31 de Outubro- Leitura encenada de textos do encenador Nuno Vicente em torno de casas ao abandono em Sintra, a cargo das actrizes Carla Dias e Susana C.Gaspar, seguido de debate sobre as questões da defesa do património em tempo de crise. No Café Saudade.
 Reportagem do evento da Alagamares "Casas Assombradas de Sintra" no Sintra Canal em
http://www.sintracanal.tv/html/?v=4aMlLRQ0CC 
 





18 de Novembro- Visita crítica ao Palácio de Queluz
 
2013
 
9 de Março-8ºAniversário, com debate sobre política cultural e actuação dos Orbesirindo no Legendary Café. Participação de Gabriela Canavilhas, Miguel Real e José Manuel Fernandes, entre outros.


 
Em Fevereiro/Março decorreu também uma campanha pela classificação do eléctrico de Sintra como monumento de interesse concelhio, após a Direcção Geral do Património Cultural ter negado a classificação como de interesse nacional, e após a Alagamares suscitar o assunto junto das entidades e ter juntado mais de 500 assinaturas.
 
27 de Abril-Visita pedonal à serra de Sintra e ao convento da Peninha.
 
4 de Agosto-Visita crítica às obras de reabilitação do Castelo dos Mouros.
 
19 de Setembro- Em parceria com o Chão de Oliva, debate sobre política cultural, na Casa de Teatro de Sintra, com os candidatos às eleições autárquicas de 29 de Setembro.


 
14 de Dezembro- Jantar de Natal no restaurante Ares da Serra, em Galamares
 
2014
 
17 de Janeiro-Apresentação no Café Saudade do livro de poesia de João Afonso Aguiar "Ab Initio"
 
31 de Janeiro-Debate no Café Saudade em torno dos problemas do Centro Histórico de Sintra
 

15 de Fevereiro-Eleição dos órgãos Sociais 2014-2016.
 
 

Sem comentários:

Publicar um comentário